Caldo com legumes

sopa

Quêêêê? Sopa no verão???

É eu sei, está calor demais pra isso, e blá blá blá… mas o que eu posso fazer? Sou uma amante das sopas e caldos. E a bem da verdade, eu resisti bravamente durante quase todo o longo e infernal verão carioca. Sucumbi à tentação agora em março, quando eu não aguentava mais de saudade das minhas sopinhas e dei um basta com essa história de que verão não combina com sopa! Afinal, até parece que as pessoas só comem saladas e comidas frias nos meses de calor! Eu heim!

Essa receita foi inspirada numa das várias delícias do livro “Mais vegetais, menos carne“. Como não tinha todos os ingredientes à mão (buquê garni? Oi?), adaptei com o que eu tinha, e o resultado ficou muito bom! É isso que adoro na culinária: a possibilidade de adaptar ingredientes e recriar um monte de novos pratos!

Mas vamos lá:

  • 1 pimentão vermelho picado bem pequeno
  • 1 cebola picada
  • 2 batatas médicas picadas em cubinhos
  • 1/2 lata de ervilha (ou 1/2 saco de ervilhas congeladas)
  • 3 xícaras de caldo de legumes
  • Salsa e cebolinha
  • Sal e pimenta para temperar
  • Maizena (opcional, caso queira engrossas o caldo)

Refogue a cebola em uma panela, e quando estiver macia, junte o pimentão, as batatas, as ervilhas e o caldo de legumes e deixe cozinhando (se as ervilhas já estiverem cozidas, pode deixar para acrescentar depois). Depois que os vegetais estiverem cozidos, você pode diluir a maizena em leite ou água e misturar à sopa, para engrossar. Nesse caso, deixe mais um pouco no fogo, para encorpar. Depois, desligue o fogo, tempere com sal e pimenta ao seu gosto e misture salsinha e cebolinha picadinha.

Pronto. Está aí a sua sopa, para ser tomada no verão, inverno, outono ou primavera.

E quem disse que sopa no verão só se for gaspacho? Hunf!!

Deixe um comentário

