Scones: para sair da mesmice

Scones

Scones no chá da tarde: acho digno

Aí você decidiu que está inspirada naquele dia, quer fazer um lanche legal, com chá, com geléia, com o que tem direito. Ah, mas torrada de novo? Bolo de fubá DE NOVO?? Pra pagar de phyna é só descolar uns scones, um pãozinho rápido rápido de se fazer, de origem inglesa, e que pode acompanhar geleia, cream cheese, manteiga…

Quer aprender a fazer essa delícia? Simbora!

Ah, uma observação. A receita original pede cremor tártaro e bicarbonato. Pesquisei e vi que esses dois ingredientes são combinados para formar uma espécie de fermento. Como não achei esse cremor em lugar nenhum, usei fermento normal mesmo. E ó, não ficou nada mal, viu?

Ah, outra coisa: é bom ter um cortador redondo também. Se não tiver, improvise: a boca de um copo ou taça podem servir, por exemplo!

  • 450g de farinha de trigo
  • 50g de açúcar
  • 50g de manteiga cortada em pedacinhos
  • 2 colheres de chá de fermento*
  • 1 pitada de sal
  • 280ml de iogurte
  • 1 ovo batido

Peneire a farinha e misture a manteiga o açúcar, o sal e o fermento. Acrescente o ovo batido e o iogurte. Amasse bem até começar a dar liga. Continue batendo a massa com a mão até ela ficar macia e parar de grudar na mão.

Abra a massa e deixe com 1cm de altura. Use o cortador para cortar pequenas rodelas (5 ou 6 cm de diâmetro está de bom tamanho).

Unte uma assadeira e coloque as rodelas (deixe espaço entre elas, pra crescer) e leve ao forno médio (pré-aquecido) por cerca de 30 minutos ou até estarem ligeiramente douradas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s